Nem mesmo o Sol forte, com termômetros chegando à casa dos 32°C, impediu que os corumbaenses prestigiassem o desfile de 07 de Setembro, na manhã desta quarta-feira, em homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil. O público foi chegando e se acomodando ao longo da avenida General Rondon para ver a passagem das instituições militares e representações escolares.
O comandante do desfile, coronel Leonardo Arêas Dantas, do Exército Brasileiro, pediu permissão, ao vice-almirante, Paulo César Bittencourt Ferreira, comandante do 6° Distrito Naval, para o início das apresentações.
Logo em seguida, os militares da Marinha do Brasil abriram a homenagem ao bicentenário da Independência do País, com a Banda de Música da corporação, sob regência do suboficial Fuzileiro Naval Músico Darlan Paulo dos Santos.
Um helicóptero da Marinha, sobrevoou a avenida com uma bandeira do Brasil. O pelotão composto por Oficiais e Praças do Corpo Feminino, comandado pelo Capitão-Tenente Grasielly Rodrigues de Amorim, ganhou destaque e foi aplaudido pelo público.
Entre os que vibraram com a passagem dos militares, estava Deiris Gonçalves de Andrade Rodrigues, que estava acompanhada da irmã, cunhado, do marido e da filha Heloísa, de apenas dois anos, para suportar o forte calor, além de um lugar com sombra e cadeiras que trouxeram de casa, não dispensou o tradicional tereré. “É a primeira vez que a minha filha vem assistir a um desfile. Já estava com saudades de tudo isso, ficamos dois anos sem, mas agora voltando, temos que curtir esse momento”, afirmou Deiris ao Diário Corumbaense.
Desfile contou com participação de militares e representações escolares“Uma alegria muito grande ver ele passar por essa avenida. É um sonho de criança dele, até ensaiou em casa antes. Além disso, prestigiar todo o desfile é uma satisfação imensa”, ressaltou a mãe que não desgrudou do celular para registrar o desfile do filho e das instituições militares.
Seguindo com o desfile, militares da 18ª Brigada de Infantaria Pantanal passaram pela General Rondon, aplaudidos pelo público. A Banda de Música do 17° Batalhão de Fronteira, comandada pelo tenente Correia, veio logo à frente, seguida pelos demais pelotões.
O general-de-brigada Marcelo Zanon Harnisch, comandante da 18ª Brigada, falou sobre o orgulho que é celebrar os 200 anos de Independência do Brasil, ressaltando Corumbá.
General-de-brigada Marcelo Zanon Harnisch, comandante da 18ª Brigada de Infantaria Pantanal“A 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal tem muito orgulho e honra de comemorar com o povo corumbaense esses 200 anos de liberdade do povo brasileiro. Temos que comemorar e valorizar cada vez mais isso, ainda mais aqui, com o povo corumbaense que gosta de cultura, que tem um patriotismo bem arraigado, temos muito orgulho de estar juntos. O Brasil é uma potência desde que nasceu, cabe a nós brasileiros, com todo nosso patriotismo, honra de ser brasileiro, conduzir o destino da nossa nação e, particularmente as nossas crianças, adolescentes e estudantes, que serão grandes promissores do nosso futuro”, falou o comandante Marcelo Zanon.
O vice-prefeito, Dirceu Miguéis, representando o prefeito, Marcelo Iunes, falou sore o sentimento de patriotismo. “Esse sentimento de patriotismo deve continuar forte em cada corumbaense, no peito de cada brasileiro, porque a Pátria precisa de filhos que a amem e que a defendam. Filhos que saibam cobrar dos seus representantes. Hoje é o dia que acordamos com a brasilidade estampada à flor da pele, do bicentenário, da nossa independência. Nosso país foi se tornando grandioso estando entre as mais importantes economias hoje do mundo. Somos exemplos mundiais em muitos aspectos. Temos nossas mazelas e nossas dificuldades ainda a vencer, mas venceremos”, disse em seu discurso.
O desfile foi encerrado após quase uma hora, com a passagem também da Aeronáutica, das forças auxiliares, como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar; Instituto Novo Olhar, escolas municipais José de Souza Damy; Barão do Rio Branco; Clio Proença; Luiz Feitosa Rodrigues e a Banda Municipal Manoel Florêncio.