Folha de Corumbá Rádio Difusora

Primeiro corumbaense a responder o Censo 2022, prefeito pede apoio da população para levantamento do IBGE

O prefeito Marcelo Iunes foi o primeiro corumbaense a responder o questionário do Censo 2022. O levantamento realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) começou nesta segunda-feira, 1º de agosto, em todo o Brasil. O chefe do Executivo municipal recebeu o recenseador em seu gabinete, pouco antes da coletiva de imprensa que serviu para explicar a metodologia de trabalho e sensibilizar a população para receber bem os agentes.

“É um processo bem rápido, mas que é de grande importância também para as prefeituras. O Censo demográfico apresenta vários aspectos da sociedade e ainda serve para determinar o repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do Fundeb”, explicou o prefeito de Corumbá. “Por isso é importante que a população atenda os recenseadores e não omita nenhuma informação do questionário”, completou Marcelo Iunes.

A coordenadora censitária de Subárea do IBGE, Luana Saldivar Barbosa reforçou que os 91 agentes que atuarão na cidade estarão uniformizados e que, no colete de cada um, há um código QR com os dados do servidor. São cerca de 15 a 20 profissionais atuando em cada bairro da cidade.

“Se o imóvel estiver fechado, o recenseador é orientado a retornar em quatro outras oportunidades, sempre em horários diferentes”, explicou Luana. “Estamos há mais de um ano traçando e planejando como seria feita a coleta nessas áreas, como a rural e o Pantanal”, reforçou a coordenadora.

Tagged under