Câmara de Corumbá pode acionar Comissão de Ética e Decoro após confusão envolvendo vereador

Rosana Nunes em 29 de Dezembro de 2025

A Câmara Municipal de Corumbá, por meio de nota, lamentou o ocorrido no último sábado, 27 de dezembro, envolvendo o vereador Élio Moreira Junior e o vendedor ambulante José Elizeu Lara. O Legislativo informou que já está adotando as medidas cabíveis para apuração dos fatos.

 

No comunicado, a Câmara ressaltou que não compactua com quaisquer atos que violem o respeito mútuo ou a dignidade da pessoa. Segundo a nota, todas as partes envolvidas serão ouvidas e, caso seja necessário, o caso poderá ser encaminhado à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar para as providências legais.

 

A instituição destacou ainda que o comportamento dos parlamentares deve ser pautado pela ética, tanto no exercício do mandato quanto fora do recinto legislativo. “Atitudes que atentem contra a imagem do Poder Legislativo estão sujeitas às penalidades estabelecidas no Código de Ética e no Regimento Interno”, informa a nota.

O caso

 

Reprodução/Rede Social

Imagens da confusão ocorrida no final da tarde de sábado

A confusão envolvendo o vereador e o vendedor de salgados, ocorreu no final da tarde de sábado (27) em frente à lanchonete da família do parlamentar, localizada na rua Delamare, centro de Corumbá.

 

 

As imagens, gravadas pelo ambulante, indicam que tudo começou após uma divergência com a esposa do vereador, que estava no estabelecimento comercial. José havia parado em frente ao prédio para vender seus salgados. 

Durante a gravação, o vereador aparece, afirma ser o proprietário da lanchonete e acusa o homem de incomodar sua esposa. Em seguida, enquanto as imagens ainda eram gravadas, Elinho Jr. faz ameaças e quebra o isopor utilizado pelo vendedor para armazenar os salgados. O vídeo termina com o vereador e a esposa mandando que as imagens fossem apagadas.

Na Delegacia de Polícia Civil, ambas as partes disseram não ter interesse em registrar queixa-crime, segundo o boletim de ocorrência 5443/2025 .

Horas depois do ocorrido, o ambulante publicou um vídeo dizendo: “eu me alterei, eles também se alteraram, então, pessoal, não leve isso adiante”. No entanto, na tarde de domingo, José Elizeu fez nova postagem em sua rede social, no qual afirma ter sido forçado a fazer a publicação. 

Já o vereador também se pronunciou no domingo por meio de vídeo e afirmou ter “perdido a cabeça”. 

Veja a íntegra da nota da Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Corumbá/MS, lamenta o ocorrido no último sábado, 27 de dezembro de 2025, envolvendo o vereador Elio Moreira Junior e o sr. José Elizeu Lara e, no uso de suas atribuições legais e em respeito aos cidadãos e cidadãs, vem a público informar que já está tomando as medidas necessárias em relação aos fatos.

Informamos que a Câmara Municipal não compactua com quaisquer atos que violem o respeito mútuo ou a dignidade humana.

Diante disso vai ouvir as partes envolvidas e, se necessário, encaminhar o caso à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar para as providências cabíveis.

Ressaltamos que o comportamento de todos os parlamentares deve ser pautado pela ética, dentro e fora do recinto legislativo, e que atos que atentem contra a imagem do Poder Legislativo estão sujeitos às penalidades previstas no Código de Ética e no Regimento Interno. 

Corumbá, MS, 29 de dezembro de 2025 

Ubiratan Canhete de Campos Filho 

Presidente da Câmara Municipal