Corumbá realiza cerimônia de reconhecimento à cidadania LGBTQIAPN+ e certifica forças de segurança

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMC

Corumbá realizou na terça-feira (9) uma cerimônia marcada por reconhecimento e valorização da cidadania LGBTQIAPN+, além da certificação do letramento das forças de segurança pública. O evento ocorreu na véspera do Dia Municipal do Orgulho LGBT, celebrado neste 10 de dezembro, reforçando o simbolismo institucional das ações.

 

Promovida pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, a solenidade contou com a presença da vice-prefeita e secretária da pasta, Bia Cavassa, além de autoridades, representantes da sociedade civil e lideranças que se destacam no enfrentamento ao preconceito e na promoção de uma cidade mais inclusiva.

Durante o evento, foram entregues Certificados Honorários a pessoas que se tornaram referências na defesa dos direitos LGBTQIAPN+. Muitos homenageados pertencem ao próprio segmento, evidenciando o compromisso da gestão municipal com políticas de igualdade e respeito. Histórias de militância, superação e atuação comunitária foram destacadas ao longo da solenidade.

Continua depois da publicidade…


A programação também incluiu a certificação da capacitação “Prevenção da Violência e Promoção da Inclusão Social”, destinada a profissionais das forças de segurança. Receberam o certificado policiais da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Corumbá e integrantes da Patrulha Maria da Penha, ação que busca qualificar o atendimento à população com abordagem humanizada e sensível à diversidade.

 

Para o gerente de Políticas Públicas para LGBT, Cláudio Eduardo Soares Braga, a iniciativa reforça a articulação entre poder público e sociedade civil. “É o fortalecimento de alianças que geram proteção, respeito e oportunidades reais para nossa comunidade. Cada certificado entregue é um pacto de compromisso com a vida, com a dignidade e com o direito de existir plenamente. Seguiremos ampliando diálogos, construindo pontes e consolidando uma Corumbá mais humana e inclusiva”, afirmou.

Veja fotos da cerimônia neste link.