Por Erik Silva 8 de dezembro de 2025
A semana começa com alerta de instabilidade para boa parte do país, inclusive para o Mato Grosso do Sul. A formação de um intenso ciclone promete mudar o cenário climático e trazer chuvas fortes para as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. A previsão indica que o fenômeno ganha força a partir do final desta segunda-feira (8), com possibilidade de rajadas de vento que podem superar os 100 km/h e queda de granizo em áreas isoladas.
Segundo o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, da Metsul, um profundo centro de baixa pressão atmosférica avança em direção ao Sul do Brasil neste início de semana. O especialista explica que as altas temperaturas registradas nos últimos dias contribuem para potencializar o sistema. Essa combinação cria condições ideais para o tempo severo, com risco de acumulados de chuva que podem passar dos 100 milímetros em pontos específicos.
Risco de enxurradas
O maior perigo, de acordo com a análise técnica divulgada, são os ventos fortes causados pela movimentação do sistema. Embora a precipitação deva ocorrer de forma irregular, ela pode ser volumosa onde cair. Conforme o meteorologista, isso acende o alerta para o risco de enxurradas e inundações repentinas em um curto espaço de tempo.
A previsão aponta que os efeitos mais intensos desse sistema atmosférico devem ser sentidos durante toda a terça-feira (9). No entanto, a instabilidade não vai embora rápido e os reflexos do mau tempo podem persistir até a próxima quinta-feira (11) em diversas localidades das regiões afetadas.
