Bebê prematuro extremo dada como morta surpreende família ao despertar antes do enterro

Lu Barreto

Uma recém-nascida que havia sido declarada morta na noite da última sexta-feira (24), na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco (AC), surpreendeu familiares ao despertar durante o velório, minutos antes de ser enterrada, na manhã deste sábado (25), no Cemitério Morada da Paz. O fato ocorreu quando um familiar abriu o caixão e percebeu que a bebê estava viva.

A criança nasceu na sexta-feira e, segundo a equipe médica, não apresentava sinais vitais. A família, abalada, iniciou os preparativos para o velório e o sepultamento. Durante a cerimônia, no entanto, a bebê começou a se mexer e a chorar, causando choque e surpresa entre os presentes. Ela foi imediatamente levada de volta à maternidade para atendimento de emergência.

A recém-nascida é considerada um caso de prematuridade extrema, com 23 semanas e cinco dias de gestação, pesando apenas 520 gramas. Atualmente, ela permanece internada na UTI Neonatal, entubada e respirando com auxílio de aparelhos. Segundo a médica responsável, o estado da bebê é grave, mas estável, e recebe monitoramento contínuo e todos os cuidados necessários.

A direção da Maternidade Bárbara Heliodora ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) foram informadas e investigam o caso. A equipe médica informou que todos os protocolos de admissão e suporte neonatal foram seguidos rigorosamente e que procedimentos da maternidade serão revisados para apurar possíveis falhas.

A pediatra e neonatologista responsável explicou que ainda não é possível determinar as causas do episódio entre o parto e o momento em que a bebê apresentou sinais vitais. Ela destacou que, apesar de raros, casos de recém-nascidos declarados mortos que apresentam sinais de vida podem ocorrer e que existem relatos de desfecho positivo.

Atualização:

(Fonte: Correio de Corumbá
 
Tristeza | É com tristeza que se informa que o recém-nascido que havia sido retirado com vida do próprio velório em Rio Branco (AC) no último sábado, 25, não resistiu ao seu delicado quadro de saúde e morreu na noite de domingo, 26.
 
Causa da Morte: Segundo a equipe médica, o bebê faleceu em decorrência de um quadro de choque séptico e sepse neonatal.
 
Contexto: O bebê, que nasceu com cerca de cinco meses de gestação, havia sido declarado morto pela equipe da Maternidade Bárbara Heliodora. Ele foi encontrado vivo por familiares no caixão, após ter passado cerca de 12 horas dentro de um saco usado para armazenar corpos.
 
Internação: Após ser resgatado com vida, o recém-nascido foi levado de volta à maternidade, onde permaneceu internado em estado gravíssimo na UTI Neonatal até falecer.