Homem acusado de latrocínio se entrega e Polícia cumpre mandado de prisão

Leonardo Cabral em 04 de Agosto de 2025

Anderson Gallo/Diário Corumbaense

Gabriel Batista Mendes dos Santos, de 27 anos, está preso pelo latrocínio que vitimou Amélio Inácio de Oliveira, de 34 anos, no dia 25 de julho, em Corumbá. A Polícia Civil chegou a divulgar a foto dele nesta segunda-feira (04) na tentativa de prendê-lo. No entanto, acompanhado de um advogado, ele se apresentou no Distrito Policial no começo da tarde. 

Também nesta segunda, ação realizada por equipes do Setor de Investigações Gerais (SIG) da 1ª Delegacia de Polícia Civil apreendeu dois adolescentes, de 17 anos, acusados de envolvimento no crime. Um dos menores foi apreendido na rua Albuquerque, no bairro Maria Leite, e o outro, no Conjunto Flamboyant, na parte alta cidade.

Inicialmente tratado como homicídio, o caso foi reclassificado como latrocínio — roubo seguido de morte — após a constatação de que foram subtraídos da vítima um telefone celular e um piercing de ouro. O aparelho foi recuperado pelos investigadores em uma casa, na rua Treze de Junho. O dono do imóvel foi levado para a delegacia para prestar depoimento. 

 

Divulgação/Polícia Civil de Corumbá

Polícia chegou a divulgar foto de Gabriel

Segundo a Polícia Civil, a vítima foi abordada em uma conveniência localizada no bairro Centro América, por Gabriel e os dois menores. Testemunhas relataram que Amélio, conhecido por ser reservado e evitar contato com estranhos, entrou no veículo Ford Escort cinza de Gabriel acreditando que receberia uma carona.

 

De acordo com os depoimentos, o trio planejava inicialmente roubar uma motocicleta. Diante da ausência de oportunidades, eles decidiram assaltar Amélio. O crime ocorreu na estrada da Bocaina, onde Gabriel desferiu golpes de faca contra a vítima, que ainda tentou se defender, ferindo o autor no rosto.

A Justiça já havia expedido mandado de prisão contra Gabriel dos Santos. “Ele está preso, vai prestar depoimento e será encaminhado para o Estabelecimento Penal Masculino”, informou ao Diário Corumbaense o delegado Guilherme Oliveira Pena. A Polícia Civil continua com as investigações.

O crime

Os dois adolescentes confessaram participação no crime durante depoimento e permanecerão internados de forma preventiva. O veículo utilizado no latrocínio foi periciado e apresentava manchas de sangue.

A faca usada no crime foi localizada a cerca de 13 metros do corpo da vítima. Laudo pericial confirmou que Amélio foi esfaqueado na perna esquerda, coxa, abdômen, tórax, ombro e duas perfurações nas costas, próximo à coluna torácica.

Amélio Inácio de Oliveira era servidor contratado da Prefeitura de Corumbá e trabalhava em uma escola municipal da zona rural.