Boliviano aceita levar caixas por dinheiro e acaba preso com 24,7 kg de pasta base de cocaína

Leonardo Cabral em 22 de Julho de 2025

Diário Corumbaense

Homem de nacionalidade boliviana, de 42 anos, foi preso por tráfico de drogas, na madrugada desta terça-feira, 22 de julho. Com ele, policiais rodoviários federais encontraram 24,7 kg de pasta base de cocaína, que estavam dentro de caixas fechadas transportadas em um ônibus de viagem.

O Diário Corumbaense teve acesso ao boletim de ocorrência N° 3085/2025. No registro policial é informado que, por volta das 02h30, a esquipe da PRF realizava fiscalização de rotina no km 708.0 da BR 262, quando foi dada ordem de parada ao condutor do ônibus. Durante entrevista, ele revelou que estava levando passageiros de Corumbá até São Paulo/SP.

Ao verificar o bagageiro do coletivo, os agentes da PRF notaram que em algumas caixas havia um forte odor, o que poderia ser droga. Foi solicitada ao motorista a lista com a relação das bagagens, o nome e etiquetas dos passageiros. As caixas estavam todas no nome do estrangeiro.

Perguntado, o boliviano informou que estaria indo para São Paulo fazer um orçamento de serviço de carpintaria, mas não soube explicar onde ficaria hospedado, nem quanto tempo permaneceria na capital paulista. A equipe, então, solicitou ao passageiro que acompanhasse a fiscalização nas bagagens.

Ao abrir as caixas, escondidos debaixo de mercadorias industrializadas, foram encontrados tabletes similares a pasta base de cocaína, o que foi confirmado ao reagir positivamente ao teste preliminar. O homem, que falava português, afirmou que não sabia da existência do entorpecente nas caixas.

Também disse que residia na cidade de Puerto Quijarro, na Bolívia, e que pegou as bagagens de uma mulher desconhecida, durante o embarque num estacionamento próximo ao presídio de Corumbá. Contou ainda que a mulher lhe ofereceu uma quantia em dinheiro (não informada) para levar essas caixas até São Paulo, mas só receberia o valor ao chegar no destino combinado.

O boliviano foi preso e encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia Civil por tráfico de drogas.