Lu Barreto – Estado Diário
As últimas semanas registraram um aumento expressivo na apreensão de canetas emagrecedoras na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. A dificuldade em adquirir legalmente o produto no Brasil fomenta a busca por ele em Pedro Juan Caballero, onde a demanda é tamanha que os estoques das farmácias estão zerados.
Nesta quinta-feira (26), o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) realizou mais uma apreensão. Em um T-Cross conduzido por um homem de 27 anos, foram encontradas 24 canetas Mounjaro – a marca mais cara, custando até R$ 5 mil por unidade em Pedro Juan.
O motorista, abordado na MS-164, confessou que o destino dos emagrecedores, avaliados em R$ 200 mil, era Campo Grande. Uma antena de internet via satélite também foi encontrada no carro. O condutor foi preso em flagrante e encaminhado à Receita Federal em Ponta Porã.
Anteriormente, em 19 de junho, a Polícia Federal interceptou um passageiro no Aeroporto Internacional de Ponta Porã com 144 unidades de emagrecedores, incluindo 67 canetas Mounjaro e 77 de outras marcas. Ele pagou fiança e foi liberado.
A venda desregulada em Pedro Juan Caballero facilita o contrabando. Além do Mounjaro, o Lipoless, que possui o mesmo princípio ativo, é altamente buscado por ser 90% mais barato.
