Durante visita de princesa, governador de MS confirma viagem ao Japão

Thalya Godoy – Midiamax

O governador Eduardo Riedel () confirmou à princesa do Japão, Kako de Akishin, na manhã desta terça-feira (10), que deve visitar o país asiático em agosto. A viagem com uma missão empresarial sul-mato-grossense à Ásia tem como objetivo estreitar os laços comerciais entre as duas nações.  

✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A princesa visitou o prédio da governadoria, no Parque dos Poderes, no fim da manhã. Ao lado da esposa, Mônica Riedel, o chefe do Executivo estadual falou sobre os projetos e as parcerias comerciais entre o Estado e o Japão. 

O Brasil é o maior parceiro comercial do Japão na América Latina. Em 2024, o fluxo de comércio bilateral alcançou US$ 11 bilhões. As exportações ao país asiático chegaram a US$ 5,5 bilhões, sendo o 11º destino dos envios.

Segundo a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Brasil possui potencial para exportar para o Japão combustíveis, minerais, minérios,  e celulose, milho, trigo, centeio, carne suína e bovina, entre outros produtos.

Visita da princesa em MS

Kako é a segunda filha do príncipe Fumihito e da princesa Kiko, e sobrinha do atual imperador Naruhito. Ela deve ficar 11 dias no Brasil e visitar diversas cidades como parte das comemorações dos 130 anos do estabelecimento das relações diplomáticas Japão-Brasil e do “Ano da Amizade Japão-Brasil”. 

A princesa já esteve em  e nas cidades paranaenses de Maringá, Rolândia e Londrina. Após , a representante da realeza viaja para Brasília, Rio de Janeiro e Foz de Iguaçu.

Nesta terça-feira, ela se encontrou na Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira com descendentes e prestou homenagem aos imigrantes que ajudaram a construir a história da comunidade em .

No período da tarde, a princesa deve visitar a Escola Visconde de Cairu, fundada por imigrantes japoneses há mais de 107 anos.