Abstenção no Primeiro Dia do Enem Reduz para 26,6% em 2024

O balanço preliminar do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 mostrou que a abstenção caiu de 28,1% em 2023 para 26,6% este ano. Esse percentual corresponde ao número de candidatos inscritos que não compareceram para realizar as provas de linguagens, ciências humanas e a redação dissertativa-argumentativa. O anúncio foi feito na noite de domingo (03) pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

Em 2024, o MEC registrou que 94% dos estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas se inscreveram no Enem. No ano anterior, esse número foi de 58%. Em 14 estados, a adesão atingiu 100%, sendo que apenas o Maranhão, no Nordeste, ficou abaixo dessa marca, com 83% de inscritos.

“O esforço do ministério para incentivar a inscrição dos estudantes foi significativo, revertendo a tendência de queda nos últimos anos. Agora, vemos um crescimento, com quase 1 milhão de novos inscritos em relação ao ano passado”, comparou Camilo Santana.

As provas foram realizadas em 1.753 cidades, distribuídas por 10.776 locais de aplicação, com quase 150 mil salas. Segundo o ministro, 90% dos participantes foram alocados a até 10 quilômetros de suas residências. Ele ainda destacou a importância de ter cumprido todos os horários para entrega das provas e o aprimoramento dos protocolos de segurança.

Cerca de 5 mil candidatos (4.999) foram eliminados por levarem o caderno de questões antes dos 30 minutos finais, por uso de eletrônicos, por saírem antes do horário permitido, por utilizarem material impresso, ou por descumprirem orientações dos fiscais.

Além disso, o primeiro dia de provas registrou 689 ocorrências relacionadas a problemas logísticos, como emergências médicas, interrupções temporárias de energia e falhas no abastecimento de água. Candidatos afetados por esses imprevistos podem solicitar a reaplicação da prova entre os dias 11 e 15 de novembro, através da página do Enem.

Edição: Agência Brasil

Fonte: https://www.diarionline.com.br/?s=noticia&id=147766