Entre os mais de 700 mil trabalhadores aptos a receber o abono salarial no mês de setembro, apenas 475.933 realizaram o saque. Conforme informações do Ministério do Trabalho e Emprego, 247.754 beneficiários ainda não retiraram seus valores, totalizando R$ 228,65 milhões disponíveis. Os recursos podem ser retirados até o dia 27 de dezembro nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.
Na Caixa, o abono é prioritariamente depositado em conta corrente, poupança ou digital, se o trabalhador possuir uma dessas modalidades. Também pode ser creditado pelo aplicativo Caixa Tem, em uma conta poupança social digital aberta automaticamente. Para quem não é correntista, o saque pode ser feito em agências, lotéricas, terminais de autoatendimento, Caixa Aqui ou pelos outros canais de pagamento disponíveis.
No Banco do Brasil, o pagamento é preferencialmente realizado por crédito em conta bancária, transferência via TED ou PIX, ou presencialmente nas agências para trabalhadores sem conta e sem PIX cadastrado.
Até o mês de agosto, dos 26.151.402 trabalhadores contemplados, 723.687 ainda não haviam retirado os valores a que tinham direito.
Pagamento regular
“Para aqueles que solicitaram a revisão do abono salarial por meio de recurso administrativo, os pagamentos serão efetuados mensalmente, todo dia 15 ou no primeiro dia útil seguinte. Informações detalhadas podem ser obtidas na Carteira de Trabalho Digital ou no portal GOV.BR”, informou o Ministério do Trabalho, em Brasília.
O Abono Salarial é destinado a trabalhadores que cumprem os critérios de elegibilidade, como estar inscrito no Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP) há pelo menos cinco anos, desde o primeiro vínculo empregatício; e ter recebido até dois salários-mínimos médios de remuneração mensal de empregadores que contribuem para o PIS ou PASEP no período trabalhado.
Além disso, o trabalhador deve ter exercido atividade remunerada por, no mínimo, 30 dias – consecutivos ou não – no ano-base usado para a apuração; e ter seus dados do ano-base 2021 corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.
Mais informações podem ser solicitadas nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego e nas Superintendências Regionais do Trabalho, ou pelo telefone 158.
Edição: Agência Brasil
Fonte: https://www.diarionline.com.br/?s=noticia&id=147442