A Delegacia de Polícia Civil de Corumbá, em conjunto com a concessionária de energia ENERGISA e a Unidade Regional de Perícias, realizou nesta quarta-feira, 7 de agosto, a Operação Luminar, destinada a combater fraudes em medidores de energia elétrica em residências e estabelecimentos comerciais da cidade.
A operação mapeou 30 pontos suspeitos e mobilizou 14 equipes em diversas áreas de Corumbá. Após investigações detalhadas e análise de dados fornecidos pela ENERGISA, foram identificadas discrepâncias significativas nos registros de consumo de energia, o que levou as equipes a realizarem vistorias em mais de oito imóveis.
Durante as inspeções, as equipes confirmaram fraudes nos medidores de energia. Os responsáveis pelos imóveis onde foram constatadas as irregularidades foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Corumbá para os procedimentos legais cabíveis.
O Delegado de Polícia Fillipe Araujo alertou sobre os perigos e consequências legais do desvio de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”, destacando que, além de ser crime, essas fraudes representam riscos sérios, como incêndios e explosões, além de sobrecarregar a rede elétrica e comprometer a qualidade do fornecimento.
As investigações da Operação Luminar continuam, com o objetivo de identificar outros pontos de irregularidade em Corumbá. A população é incentivada a denunciar suspeitas de fraude por meio do número 0800 722 7272.