Judoca Willian Lima conquista prata em sua estreia nas Olimpíadas

A primeira medalha do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024 é de prata. O judoca paulista Willian Lima foi valente, mas não resistiu ao japonês Hifumi Abe na final da categoria até 66kg, neste domingo. O agora bicampeão olímpico Abe venceu por ippon, resultado da soma de dois waza-ari, e o brasileiro terminou com uma medalha de prata em sua primeira participação nos Jogos.

O cazaque Gusman Kyrgyzbayev (derrotado por Willian nas semifinais) e o moldavo Denis Vieru completaram o pódio com as medalhas de bronze. Com a prata de Willian, o judô brasileiro passa a contar 25 medalhas em Olimpíadas: quatro de ouro, quatro de prata e 17 de bronze.

A montanha que Willian Lima precisava escalar para sair com o ouro era gigantesca. Abe não perdia uma luta de judô desde 2019 e defendia uma sequência de 40 vitórias. Medalha de ouro em Tóquio 2020 e tetracampeão mundial, contava apenas oito derrotas em 129 combates na carreira. O brasileiro ganhou a primeira disputa por pegada e deu a primeira entrada, sem sucesso.

Com um minuto de luta, Willian levou um shido (punição) por evitar a pegada. Ele não se abalou e arriscou uma técnica de sacrifício. Na sequência, Abe conseguiu um contragolpe e pontuou um waza-ari. O japonês queria o ippon, mas a pontuação foi mantida. Logo em seguida, outro waza-ari para Abe e a confirmação da prata para o Brasil.

Willian passou por quatro adversários antes da final. A primeira luta foi contra o uzbeque Sardor Nurillaev, com um waza-ari nos segundos finais. Depois, o brasileiro passou por Serdar Rahimov, do Turcomenistão, no Golden Score, graças ao acúmulo de três shidos (punições) do adversário.

Nas quartas de final, veio mais uma vitória no Golden Score, desta vez com um waza-ari contra Baskhuu Yondonperenlei, da Mongólia. E nas semifinais, um ippon no Golden Score contra o cazaque Gusman Kyrgyzbayev.

Edição: Agência Brasil

Fonte: https://www.diarionline.com.br/?s=noticia&id=146136