Em uma área que foi devastada pelos incêndios em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, uma casa resistiu à toda a destruição em meio ao Pantanal. A imagem impressionante foi divulgada pelo Jornal Nacional, da TV Globo.
Morador da casa, Édson Damásio Martins afirma que a casa foi construída próximo ao Rio Paraguai, rota usada por milhares de turistas todo ano. O fogo na região destruiu completamente toda a vegetação que havia no local.
“O fogo começou aqui em cima, chegou aqui e queimou tudinho. Queimou tudo no campo. Vim de encontro para combater, mas não teve jeito. A labareda foi intensa. Só ficou a casa. Tive que sair daqui e ficar lá na beira do rio assistindo queimar o capinzal. Não teve o que fazer”, contou Édson ao JN.
Agora, ele sonha com a volta da vegetação e que o Pantanal seja preservado. O ecoturismo na região foi afetado pelos incêndios que atingem todo o Pantanal.
Nos seis primeiros meses deste ano, foram cerca de 36 mil focos de incêndios florestais, 53% a mais do que no mesmo período, em 2023. O número é o mais alto para o primeiro semestre em 10 anos. Tanto a Amazônia quanto o Cerrado correspondem por três a cada quatro focos.
Esses incêndios acabam prejudicando uma das principais fontes de renda para o Pantanal, o ecoturismo
Edição: Redação Terra