Idosa de 78 anos, foi resgatada na quinta-feira (02), no bairro Jardim dos Estados – sozinha e trancada dentro de casa -, pela Polícia Civil de Corumbá.
Conforme a equipe, a denúncia surgiu durante uma visita de rotina de servidores do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que se depararam com a idosa trancada na residência. A casa estava fechada com correntes e cadeado do lado de fora, impossibilitando qualquer tentativa de saída.
Durante a conversa entre a assistente social e a idosa, ela relatou que estava sem comer e beber água durante o dia.
Equipe policial foi imediatamente enviada ao local para averiguar a situação e possíveis indícios de maus-tratos contra a idosa. Ao chegarem à residência, os policiais constataram que o filho da senhora havia chegado e aberto a casa para que a mãe pudesse se locomover.
Com a autorização dele, os policiais entraram para avaliar as condições em que a idosa se encontrava. Ela estava em um ambiente insalubre, sem acesso adequado a saneamento básico, com sujeira e desorganização evidentes.
Divulgação/Polícia Civil
Imóvel onde idosa vivia; água acondicionada em baldes sujosA comida estava mal acondicionada, e a única fonte de água disponível estava em baldes sujos. Segundo a polícia, a idosa estava visivelmente negligenciada, debilitada e apresentava machucados nas pernas e nos pés.
Já os vizinhos, relataram que ela passava a maior parte do tempo sozinha, recebendo poucos cuidados e atenção. Diante da evidente situação de maus-tratos, foi determinada a condução do filho à Delegacia de Polícia Civil de Corumbá.
O Diário Corumbaense apurou junto ao delegado Iago Adonis Ismerim Soares, que o homem prestou depoimento e foi feito termo circunstanciado de ocorrência. “Ele vai responder ao procedimento em liberdade por se tratar de crime de menor potencial ofensivo”, explicou.
A idosa ficou sob os cuidados de uma filha, com quem passou a morar. “O CRAS e a equipe policial fizeram uma avaliação na nova casa e vimos que atende às condições mínimas para cuidados da idosa. Será feita visita periódica para avaliação de risco”, completou o delegado.
Para denunciar maus-tratos a idosos, o telefone de contato da Polícia Civil é o (67) 3234-7111. O anonimato é mantido.