O cardeal Ángel Fernández Artime, chegou a Corumbá, logo nas primeiras horas da manhã deste sábado, 09 de março. Ele foi recepcionado no Aeroporto Internacional, onde foi realizada uma cerimônia de de entrega do título “Hóspede de Honra”.
Estiveram presentes o prefeito Marcelo Iunes; o bispo Emérito, Dom Francisco Biasin, que também é Administrador Apostólico da Diocese; o padre João Neto, reitor do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora e diretor de Pastoral do Colégio Santa Teresa, e outras autoridades civis, militares e religiosas.
A visita do cardeal, que é o reitor-mor dos Salesianos e 10º Sucessor de Dom Bosco, é para celebrar os 125 Anos da presença Salesiana no município.
“Sinto-me, como irmão, amigo. É verdade que os pais de famílias, avós tiveram contato com os salesianos nesses 125 anos. Gosto de dizer, andando pelo mundo, já visitei mais de 120 países, que nós salesianos Dom Bosco, família salesiana, chegamos com a vocação de dar o que somos, ajudar a educar os jovens, a dar sentido na vida dos jovens, propondo a eles a fé”, disse ainda no Aeroporto.
Leonardo Cabral/Diário Corumbaense
No Aeroporto, cardeal recebeu título de hóspede de honra do prefeito Marcelo IunesO prefeito Marcelo Iunes, agradeceu a visita e falou sobre a importância do trabalho salesiano no município. “A história de Corumbá está entrelaçada com a história da presença salesiana desde 1899, quando desembarcaram em nosso Porto. Ao longo desses anos, muitos trabalhos e obras foram feitos, como a transformação dos nossos jovens, formando-os em bons cristãos. Relembramos com muito carinho o saudoso Padre Ernesto Sassida, responsável, assim, como outros salesianos, em formar cidadãos de bem, que hoje se sobressaem em muitas áreas”, falou.
Depois da cerimônia, o cardeal Ángel Fernández, seguiu com a comitiva até a Cidade Dom Bosco, conhecida como a maior obra social de Corumbá, fundada pelo saudoso Padre Ernesto Sassida (falecido em 2013), para atender crianças e adolescentes.
Obra social
Recepcionado com o Hino da Cidade Dom Bosco, ele foi abraçado carinhosamente pelos pequenos, que o aguardavam. “Quando cheguei e fui abraçado, senti o calor e afeto dessas crianças. Mais do que tudo, senti os irmãos que foram pioneiros e que fizeram o mesmo que Dom Bosco (se referindo ao Padre Ernesto Sassida ao ser perguntado), tanto que ajudaram aqueles que precisavam mais, ou seja, as crianças que tinham menos possibilidades. Então, para um salesiano, isso tudo aqui é um orgulho, pois encontramos as crianças mais fortes. É um legado, testemunha das nossas figuras. Todas essas obras sociais que temos, são importantes, pois ajudam as primeiras necessidades, para contar com a promoção social, humana e herdar todas essas garantias”, disse o cardeal Ángel Fernández.
O bispo Francisco Biasin, falou ao Diário Corumbaense, sobre a vinda do cardeal, mencionando que ele é agora um colaborador do papa Francisco, porém, segue como Reitor-Mor dos Salesianos, sem se esquecer de mencionar a relevante história e importância da obra social Dom Bosco.
Leonardo Cabral/Diário Corumbaense
Recepção ao cardeal Ángel Fernández Artime foi calorosa na Cidade Dom Bosco“A presença do cardeal é importante, pois tem muitos sentidos. Ele foi chamado pelo papa a ser colaborador dele e fazer parte do colégio cardinalíssimo. Quando o papa caso renuncie ou seja chamado por Deus, o cardeal poderá ajudar a eleger o novo papa ou até mesmo ser o papa. Mas, o mais importante que ele é o reitor-mor dos Salesianos, é impossível não compreender a história da nossa terra, da nossa cidade sem a presença salesiana que aconteceu antes mesmo da Formação da Diocese de Corumbá, no campo da educação, formação humana, cristã, gerações e gerações estão há 125 anos aqui. Temos também essa obra que é a pérola dentro do mundo salesiano, que é a Cidade Dom Bosco, do padre Ernesto Sassida, cidade que acolhe crianças e adolescentes. Dá muito valor a nossa cidade e autoestima à cidade de Corumbá a presença dele aqui”.
Para Fernando Melgar, coordenador geral da obra social da Cidade Dom Bosco, a presença do cardeal Ángel Fernández Artime é de extrema alegria para a comunidade.
“O recebemos com grande carinho, ele é o sucessor de Dom Bosco, aquele que continua a presença salesiana viva entre nós, então, entendemos que é sim, a presença de Dom Bosco entre nós. Ele traz alegria, entusiasmo, carinho e esperança para que a gente siga o nosso trabalho”, disse Fernando. Atualmente, a Cidade Dom Bosco atende 500 crianças entre projetos sociais e qualificação. Além disso, na Escola Dom Bosco, são cerca de 2 mil estudantes.
Agenda
Ainda na manhã deste sábado, no rio Paraguai, o cardeal reviveu, a bordo de um barco, a chegada dos Salesianos ao coração do Pantanal sul-mato-grossense.
Agraciado com o Título de Cidadão Corumbaense, o Reitor-Mor da Congregação Salesiana, receberá a homenagem às 17h. Às 19h, ele deve participar de uma missa com a Família Salesiana, no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora.