A Prefeitura de Ladário em parceria com o Governo do Estado via Agência de Habitação Popular de Mato grosso do Sul (Agehab) lançou no munícipio a construção de 40 casas populares pelo programa Lote Urbanizados.
O Lote Urbanizado foi lançado em 2016 pelo Governo de Mato Grosso do Sul para potencializar a prática da autoconstrução na habitação popular – uma forma de dar mais qualidade e agilidade ao processo e driblar a escassez de recursos federais na área habitacional. Ele dá prazo de dois anos para a construção da casa.
O programa propõe parceria entre Estado, município e cidadão: a prefeitura doa o terreno, o Estado constrói a base da residência (com fundação, instalações hidráulicas e sanitárias, contrapiso e primeira fiada em alvenaria) e a família beneficiada entra com a mão de obra e a compra do material restante.
Dentro do Lote Urbanizado, a construção das casas populares é feita em quatro etapas. A primeira pela Prefeitura Municipal com a doação da área e a patamarização e topografia do local.
A segunda é comandada pela Agência de Habitação Popular de Mato grosso do Sul (Agehab): edificação da base de 42,56m², executada para comportar dois quartos, uma sala conjugada com cozinha e um banheiro.
A terceira etapa é o complemento da construção: a família beneficiária tem que comprovar a compra do material e a mão de obra (pessoa que receberá assistência técnica e será acompanhada na autoconstrução).
A última etapa volta para a Prefeitura com a finalização das vias internas e sistema de iluminação pública.
O secretário municipal de administração, Luciano Jara, lembrou que a parceria entre o Governador Eduardo Riedel e o Prefeito Iranil Soares está garantindo está grande conquista para as famílias ladarenses.
“Sabemos que muitos não acreditavam que isso sairia do papel, mas hoje quando vemos esse projeto se materializando e o sonho da casa própria tornando-se real para os contemplados, que vibram a cada etapa concluída. Temos a certeza que estamos trabalhando da maneira certa”.
Ainda segundo o secretário a próxima etapa, “a terceira etapa, terá início logo após a AGEHAB nos der o sinal verde. Ela deve vir à cidade no mês de março para promover o sorteio da localização dos lotes entre os contemplados”.
O prazo para a conclusão da terceira etapa é de 24 meses contados a partir da assinatura do contrato.
Depois de pronta, a moradia está apta para receber o Habite-se da prefeitura. A família não pode vender, ceder, doar, emprestar, locar, transferir ou alienar o imóvel.
Podem participar do programa famílias com renda mensal de até R$ 4.685,00 que não tenham sido beneficiadas em nenhum programa habitacional federal, estadual e municipal.
Fonte:Secretaria Municipal Extraordinária de Habitação
Autor:Assessoria de Comunicação