Diarionline
Mais de 400 alunos da Rede Municipal de Ensino de Corumbá receberam certificados de formação no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A cerimônia aconteceu neste sábado, 25 de novembro, no ginásio poliesportivo Lucílio de Medeiros. Foi a segunda formatura deste ano. Foram entregues diplomas para os estudantes, das quintas séries, das escolas José de Souza Damy; Barão do Rio Branco; Fernando de Barros; Izabel Corrêa de Oliveira e Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres.
O secretário Municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, destacou que a formação no PROERD é “uma vacina” que os estudantes da Rede Municipal recebem contra as drogas e a violência. O titular da Educação lembrou que o Executivo tornou o programa uma política pública municipal, definido por lei, com objetivo de desenvolver um sistema de prevenção à violência e ao uso indevido de drogas em escolas, para crianças, adolescentes e jovens.
Comandante do 6° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Magno da Silva, disse que as lições do PROERD indicam que a prevenção “é o único e mais barato caminho, porque estamos com a educação das crianças, com policiais militares dentro de sala de aula. É o caminho mais objetivo porque apresentamos à criança uma forma de tomar uma decisão mais segura. Não tratamos só sobre drogas, abordamos decisões seguras sobre a questão do bullying; discutimos a falta de respeito; a questão da violência escolar e, também, sobre a questão da dependência química. Não tratamos de drogas em sala de aula, mas do efeito que isso pode causar após a falta de decisão segura”.
Gisele Ribeiro/PMC
Estudantes de cinco escolas municipais receberam os diplomasCoordenador estadual do PROERD, coronel PM Alexandre Rosa Ferreira, a lei municipal. “Quando nós procuramos estabelecer o PROERD nos municípios, nós buscamos o poder público. Conversamos com os prefeitos para conscientizá-los da necessidade da implantação de um projeto que, em longo prazo, vai trazer benefícios em relação à questão da formação. A lei municipal só facilita o tratamento e as tratativas futuras em relação à sequência do PROERD”, afirmou.
A lei municipal
A lei n° 2.836, que instituiu como Política Pública Municipal o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), busca ampliar e fortalecer o trabalho de enfrentamento às drogas, principalmente no ambiente escolar. A promoção da cidadania e a disseminação da cultura da paz também são objetivos descritos na Lei Municipal, que será coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social.
O programa é executado pela Polícia Militar do Estado do Mato Grosso do Sul em parceria com o Executivo Municipal. As atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência incluem a promoção de cursos, por policiais, para crianças, adolescentes, jovens, pais e professores, com o propósito de esclarecer as consequências da utilização das drogas lícitas e ilícitas.
A realização de aulas sistemáticas de prevenção ao uso abusivo de substâncias psicotrópicas, que causam dependência física ou psíquica, para as comunidades escolar e condominial, e a articulação com a realização de campanha em busca de parcerias para garantir a sustentabilidade, ampliação e aperfeiçoamento do programa também são focos do programa.
A Lei Municipal ainda tem como objetivos desenvolver um sistema de prevenção à violência e ao uso indevido de drogas em escolas, para crianças, adolescentes e jovens; ampliar a integração entre a Polícia Militar e a comunidade, pautada no respeito disciplina e no convívio saudável com a sociedade; e desenvolver habilidades nos operadores de segurança, no sentido de prevenir a utilização de drogas ilícitas e lícitas.