Auditores da Receita Federal fazem paralisação para cobrar cumprimento de acordo salarial

Diarionline

Auditores-fiscais da Receita Federal iniciaram paralisação na segunda-feira (20) e em todo território nacional por tempo indeterminado.

Em Corumbá, filas de caminhões às margens da BR-262, trecho onde está localizada a Agesa e na Ramão Gomes, que liga Corumbá à fronteira com a Bolívia, vem sendo registradas.

Além dos atrasos e congestionamentos, a greve afeta serviços como a liberação de mercadorias nos terminais autorizados, exportação e importação, entre outros. Porém, cargas perigosas, inflamáveis, perecíveis e medicamentos não são afetados.

De acordo com a Receita Federal, pela fronteira de Corumbá com a Bolívia, cruzam a linha internacional de 600 a 800 veículos de cargas diversas diariamente.

A greve

A categoria reivindica o cumprimento do acordo salarial firmado em 2016, que prevê o pagamento do bônus de eficiência, regulamentado pelo Decreto 11.545/2023. A pauta inclui dois pontos bem específicos: alterações no texto do referido decreto, com a retirada dos entraves para o pagamento, e o cumprimento integral do Plano de Aplicação do Fundo Especial de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades de Fiscalização (Fundaf) para 2024, aprovado pela Portaria MF 727/2023.