NOVA DECEPÇÃO! Flamengo perde para o São Paulo no Maracanã e se complica na Copa do Brasil

Site Coluna do Fla

Foto: Guilherme Ribeiro / Coluna do Fla

Flamengo terá de vencer por dois gols de diferença no Morumbi, no jogo de volta

A torcida do Flamengo fez uma linda festa antes de a bola rolar, mas, mais uma vez, o time decepcionou. O Rubro-Negro perdeu a ida da final da Copa do Brasil, por 1 a 0, com gol de Calleri, aos 45 minutos do primeiro tempo. A partida aconteceu no Maracanã, neste domingo (17). Com o resultado, o Fla precisará vencer no Morumbi, por dois gols de diferença, para ficar com o penta. O duelo será no dia 24 de setembro. 

Com o estádio lotado (renda de R$ 26 milhões, maior da história do futebol brasileiro), não faltou críticas para o time, ao presidente Rodolfo Landim e também para o vice-presidente de futebol Marcos Braz. Gabigol, que pediu para sair, com dores na coxa, também foi vaiado. O clima, que já era ruim no Ninho do Urubu, promete ficar ainda mais quente nos próximos dias.

Para o jogo, Jorge Sampaoli ousou na escalação, mandando a campo pela primeira vez o trio Bruno Henrique, Gabigol e Pedro. O treinador não teve à disposição Arrascaeta, que se recupera de dores musculares e está sendo preparado para o segundo jogo da final, no próximo domingo (24), no Morumbi.

AVENIDA PELO LADO DIREITO, E SÃO PAULO ABRE O PLACAR NO PRIMEIRO TEMPO
Como costuma acontecer em decisões, a partida começou muito estudada, com as equipes analisando os movimentos dos adversários. Nos 15 primeiros minutos, por exemplo, o duelo não teve finalizações. O lance mais importante do início do jogo foi o cartão amarelo para Léo Pereira, aos 13′.

A primeira finalização da final foi do São Paulo. Aos 16 minutos, Rodrigo Nestor arrancou pela esquerda, cruzou na área e Calleri chegou batendo, para a defesa de Matheus Cunha. Até os 20′, os visitantes tinham mais a posse de bola, por volta de 60%. O Flamengo sofria com a marcação do lado direito, e Wesley sempre levando bola nas costas do ataque adversário. 

Flamengo não conseguia trocar passes no campo ofensivo, já que Dorival Júnior preencheu o setor, com forte marcação e apostando nos erros do Fla. Mas, quem quase conseguiu aproveitar uma desatenção do rival foi o Rubro-Negro. Em bola recuada para o goleiro Rafael, Gerson abafou o chute, mas a ‘pelota’ não tomou a direção do jogo, para lamentação dos jogadores do Mengão, aos 25 minutos. No lance seguinte, Victor Hugo perdeu a chance de ficar cara a cara, ao dominar errado um passe de Bruno Henrique.

Com 35 minutos, a primeira boa chance do Flamengo. Em rápido contra-ataque, Gerson tabelou com Bruno Henrique. O atacante recebeu na área e cruzou, Gabigol estava livre no segundo pau para marcar, mas Beraldo cortou o passe, salvando o São Paulo. Aos 39′, o troco dos visitantes. Nestor, novamente pela esquerda, cruzou rasteiro. Calleri e Rato se esticaram e quase tocaram na bola para marcar.

O lance que mais aconteceu no primeiro tempo foi a forma que o São Paulo abriu o placar. Mais uma vez Rodrigo Nestor arrancou pela esquerda, alçou a bola na área, e Calleri, completamente livre de marcação, marcou o gol de cabeça. O lance aconteceu aos 45 minutos, garantindo a vitória dos visitantes e vaias da torcida do Flamengo no Maracanã.

SEGUNDO TEMPO TEMPO AMARRADO E SEM EMOÇÕES
Com o Flamengo sem armação no primeiro tempo, Jorge Sampaoli mandou a campo Everton Ribeiro, na vaga de Victor Hugo, no intervalo. O camisa 7 criou a melhor chance para o Mengão no jogo até então, aos nove. O meia recebeu na área e cruzou para Pedro. O atacante cabeceou na área, mas a zaga do São Paulo tirou em cima da linha.

O São Paulo respondeu na sequência, aos 11′. Lucas Moura fez boa jogada pela direita, tocou para Alisson, que deixou Everton Ribeiro no chão. O jogador finalizou de esquerda, rente à trave de Matheus Cunha. Na finalização, o atleta sentiu o músculo da coxa direita e precisou ser substituído. O troco do Fla veio aos 15′, com Gerson arriscando de longe, arrancando o ‘uuuhhh’ do Maracanã.

Flamengo seguia sem espaço para jogar, com a forte marcação do São Paulo. Aos 20 minutos, Ayrton Lucas tentou de longe, mas Rafael encaixou. Com 23′, a torcida, que até então só apoiava, perdeu a paciência e passou a protestar. Gritos de “nós queremos respeito e comprometimento” foram entoados. 

De novo, de longe, o Flamengo arriscou à média distância. Fabrício Bruno tentou da intermediária, passando por cima da meta, aos 24′. Aos 29 minutos, Gabigol colocou a mão na coxa e pediu para sair. Como tem acontecido nos últimos jogos, o camisa 10 deixou o gramado sendo vaiado por parte dos torcedores.

Everton Cebolinha, que entrou na vaga de Gabigol, perdeu boa chance aos 34 minutos. Após passe errado de Gabi Neves na saída de bola, o atacante do Flamengo arrancou, entrou na área, mas se enrolou para finalizar. No entanto, com o São Paulo bem fechado, e o Rubro-Negro com pouca inspiração, os visitantes largam em vantagem na final da Copa do Brasil.

PRÓXIMOS COMPROMISSOS

Flamengo volta a campo na próxima quarta-feira (20), contra o Goiás, no Estádio da Serrinha, em Goiânia. A partida acontece às 19h (horário de Brasília), pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já no domingo (24), o Rubro-Negro enfrenta o São Paulo, no Morumbi, pela volta da final da Copa do Brasil. O duelo acontece às 16h (de Brasília).

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 0X1 SÃO PAULO
Competição: Copa do Brasil – final – jogo de ida
Local: Estádio Maracanã, Rio de Janeiro
Data: 17 de setembro de 2023 (domingo)
Gols: Calleri 45’/1º

Flamengo: Matheus Cunha, Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Victor Hugo e Gerson; Bruno Henrique, Gabigol e Pedro. Técnico: Jorge Sampaoli.

São Paulo: Rafael, Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Nestor e Wellington Rato; Lucas Moura e Calleri. Técnico: Dorival Júnior.