Campo Grande (MS)- O Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo, recebe desde o dia 26 de julho uma exposição da Marinha do Brasil (MB), que apresenta peças históricas, mostruário de itens utilizados nas fainas marinheiras e orientações de como ingressar na Força.
A iniciativa é fruto de uma cooperação entre a MB, por meio do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de promover o intercâmbio técnico, educacional e cultural entre as instituições e divulgar as mentalidades marítima e fluvial.
A exposição, que fica aberta ao público de terça a sábado e feriados, atrai cerca de 1.500 visitantes por dia, que podem conhecer o acervo da MB e esclarecer dúvidas sobre os processos seletivos para ingressar na carreira militar. No primeiro dia da exposição, mais de 1.900 pessoas passaram pelo aquário e pelo estande da MB, entre elas crianças, adultos e idosos.
Maria Fernanda Besletieri, Diretora-Geral do Bioparque Pantanal, destaca a relevância do acervo.
“A exposição enriquece a visita ao empreendimento, pois permite ao público uma conexão direta à riqueza cultural e tecnológica das embarcações que marcaram época, a relevância de suas conquistas e desafios enfrentados, a compreensão do papel fundamental da Marinha na segurança e preservação dos rios e mares, além de ampliar ao público o acesso a informações sobre esses esforços por meio da popularização da ciência”.
Márcia Mortol, moradora de Água Clara-MS, visitou o aquário e o estande da MB com os dois filhos no terceiro dia da exposição (28) e ficou feliz de poder entender melhor as formas de ingresso na MB.
“Sempre acompanhei pela internet, minha filha está prestes a entrar na faculdade e desde o Ensino Médio ela comenta sobre as Forças Armadas, então quando vi o militar da Marinha aqui de uniforme, fiquei interessada em saber como, de fato, funciona”.
A exposição da MB no Bioparque Pantanal é uma oportunidade única para quem quer conhecer mais sobre a história, a cultura e as oportunidades oferecidas pela Força.
*Com informações Ascom 6º Distrito Naval