Diario Corumbaense
Faltando um ano e meio para as eleições municipais que vão eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores, o assunto esteve na pauta de encontro de parlamentares de Corumbá com o governador Eduardo Riedel, nesta quinta-feira, 23, em Campo Grande.
A agenda foi no gabinete do governador e contou com as presenças dos vereadores Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), presidente da Câmara Municipal; Luciano Costa, Elinho Junior, Alexandre Vasconcellos e Nelsinho Dib.
Também participaram do encontro, os secretários estaduais Eduardo Rocha, da Casa Civil, e Pedro Caravina, de Governo, bem como o Assessor Especial do Interior, Eder Uilson França Lima (Tuta).
“Foi uma agenda bastante proveitosa”, avaliou o presidente da Câmara, vereador Bira. “Tratamos de vários assuntos, todos ligados a Corumbá, como novos investimentos do Governo do Estado em nossa região, e também de questões políticas, entre elas, as eleições de 2024”, informou.
Bira observou que os representantes da Casa de Leis iniciaram conversações com a classe política sobre as próximas eleições. “Hoje, na Câmara, existem pré-candidatos a prefeito da nossa cidade, e estamos trabalhando para que o novo prefeito saia de dentro do Poder Legislativo corumbaense”, acrescentou Bira.
“O governador deixou claro que ainda é muito cedo para falar em nomes, mas que vê com bons olhos a nossa união, a nossa preocupação com o processo eleitoral, o trabalho que estamos fazendo, despidos de vaidades, na busca por um nome de consenso. Estamos iniciando um trabalho e outros vereadores devem fortalecer esse grupo”, prosseguiu.
Além do encontro com o governador, o grupo de vereadores vai agendar outras reuniões com deputados, com a classe política corumbaense, enfim, com a sociedade local, para tratar do tema. “Estamos abertos às conversações, dialogar com todas as classes. Queremos dessa forma, viabilizar um nome de consenso dentro da própria Câmara, podendo ser até de outro segmento. O momento é de conversar, pensar no que vai ser melhor para Corumbá”, concluiu Bira.
Luciano Costa elogiou a iniciativa e afirmou que a criação desse grupo, que pode ser reforçado por outros vereadores nos próximos dias, “é muito importante para mostrar à população que, aqui dentro dessa Casa de Leis, existem pessoas comprometidas, que conhecem a fundo todos os anseios da população”, avaliou.
Alexandre Vasconcellos também considera extremamente importante, um amplo debate da classe política com representantes dos mais diversos segmentos da sociedade e com a população em geral. “O momento é oportuno para construir um cenário político promissor, a partir de novas lideranças, com intuito de fazer de Corumbá, um polo de oportunidades. Corumbá tem pressa”, salientou.
Nelsinho Dib, outro integrante do grupo, disse que “é necessário debater, discutir o tema não só com a classe política, mas com a sociedade corumbaense como um todo, com a população. Esse grupo está fazendo isso. Vamos avançar e tratar com carinho dessa questão, para que tenhamos um pré-candidato de consenso”, argumentou.
Elinho Junior acrescentou que “o momento político de Corumbá precisa ser de diálogo, empatia, sem vaidades e sem imposições”.