Em disputa acirrada, Nação Zumbi conquista o título dos blocos oficiais

Leonardo Cabral com Ascom PMC em 22 de Fevereiro de 2023

Numa disputa decidida por décimos, o bloco Nação Zumbi conquistou o campeonato do carnaval de Corumbá 2023. O bloco obteve 79,8 pontos, seguido por Oliveira Somos Nós, com 79,5 pontos e Praia, Bola e Cerveja, com 79,3 pontos.

Cacilda – A Lenda da Negritude do Coração do Pantanal” foi o tema do bloco Nação Zumbi.  Seus 1.000 componentes contaram na General Rondon a história da lendária mãe de santo de Corumbá, cuja fama rompeu os limites geográficos corumbaenses. Trecho do samba-enredo dizia: “Rufa atabaque, toca tambor (Cacilda!). Nação Zumbi é chão de terreiro (na Ginga). O canto da gente é o canto negro (na gira!). A crença é caridade e amor”.

“Viemos homenageando Mãe Cacilda, os terreiros de umbanda, inclusive a filha dela veio à frente do bloco, fazendo trabalho de umbanda para toda a avenida e os foliões. Esse título representa união, raça e a diversidade de Corumbá para esse evento acontecer de forma maravilhosa”, falou Ricardo Miller dos Santos, presidente do Nação Zumbi.

“Colocar um bloco na Avenida parece simples, mas tem todo um trabalho. Os blocos estão numa crescente, o pessoal investe cada vez mais. Alguns blocos até se equiparam em quantidade de foliões a uma escola de samba, claro, que cada um no seu ‘quadrado’. Foi mérito o primeiro lugar, seguiu os critérios de avaliação, se preocupou em apresentar os quesitos. No contexto geral todos estão de parabéns”, avaliou falou Rashid Arruda Ahmad, presidente da Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de Corumbá (LIBLOCC).

Onze blocos oficiais levaram cerca de seis mil foliões para os desfiles na avenida General Rondon na noite de sábado e madrugada de domingo, 18 e 19 de fevereiro. (matéria editada para acréscimo de entrevistas)