Folha de Corumbá Rádio Difusora

Prepare o guarda-chuva: segunda-feira terá pancadas de chuva e tempo instável em MS

Avanço de frente fria e sistema de baixa pressão favorece chuvas no Estado com muitas nuvens e chuva isolada em Corumbá

A previsão para esta segunda-feira (23) em Mato Grosso do Sul será de pancadas de chuva e tempestade acompanhadas de raios e rajadas de vento, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Com o típico clima de verão, as chuvas podem ser isoladas e rápidas.

A análise prevê a possibilidade de chuvas em todo o Estado, principalmente nas regiões Centro-Leste e Nordeste do Estado. De acordo com a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes, as instabilidades atmosféricas ocorrem devido a disponibilidade de umidade, deslocamento de cavados e também avanço de uma frente fria oceânica, “além da atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai, que favorece a formação de nuvens e chuvas”, explicou.

O cavado é o nome que se dá a uma região na atmosfera onde ocorre uma ondulação do fluxo de ventos no sentido horário no Hemisfério Sul e onde há também uma tendência à queda da pressão atmosférica.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em Campo Grande, a previsão é de um dia com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas e os termômetros devem marcar de 22°C a 32°C.

Tagged under