Sede reformada do Cerest qualifica atendimento ao trabalhador, destaca prefeito

O prefeito Marcelo Iunes visitou a sede do Cerest (Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador). O espaço passou foi recentemente reformado pela Prefeitura para garantir prestação de serviço com maior qualidade e conforto para a população. A secretária Municipal de Saúde, Beatriz Assad, e a secretária adjunta de Saúde, Mariluce Leão, acompanharam a agenda.

“Houve uma reforma e está entregue à população É importante que os trabalhadores que saibam que há um local especializado no atendimento em caso de acidentes do trabalho”, disse Marcelo Iunes. “Com a reforma, ficou muito mais aconchegante, inclusive para os nossos servidores que trabalham aqui. Torcemos para que nada aconteça mas, ao precisar, tem esse Centro à disposição dos trabalhadores para seu atendimento especializado”, completou o chefe do Executivo Municipal.

Coordenadora do Cerest, Nely Ramona da Costa Santos, explicou o funcionamento da unidade. “Nosso trabalho é conforme o que acontece lá fora em relação a casos de , acidentes de trabalho e doença do trabalho.Tempos todo um protocolo de atendimento para ser atendido pelo nosso médico do  trabalho. Às quintas e sextas nosso médico faz o atendimento, que é por demanda espontânea. Todos os dias nós estamos aqui das 07h às 17 horas.  Temos psicóloga que trabalha no período da manhã, todos os dias. Ela  faz o trabalho de saúde mental dos trabalhadores, tanto da iniciativa privada  quanto do serviço público. Nós temos fisioterapeuta que faz o atendimento com os trabalhadores; enfermeira que atende aos trabalhadores acidentados que estão no hospital, e traz os resultados para gente; temos técnica de enfermagem também”, disse.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) funciona na rua Ladário esquina com a rua 13 de Junho, área central de Corumbá.  O Cerest tem como objetivo geral atender aos trabalhadores formais e  informais (independente do vínculo empregatício), de forma a promover  prevenção, educação, notificação, fiscalização dos ambientes de  trabalho.

A Saúde do Trabalhador é “conjunto de medidas que visam promoção, proteção e recuperação da saúde que serão desenvolvidas através da  assistência individual concomitantemente com a coletiva, desenvolvendo  atividades de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, visando  a redução da morbimortalidade (art, 177 Lei 1293 de 21/09/1992)”.

A vigilância em saúde do trabalhador atua no sentido de detectar, conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e condicionantes  dos agravos à saúde relacionados aos processos e ambientes de trabalho,  em seus aspectos tecnológico, social, organizacional e epidemiológico,  com a finalidade de planejar, executar e avaliar intervenções sobre  esses aspectos de forma a eliminá-los e controlá-los.

**Fotos: Clóvis Neto/PMC