Ativista de MS vai ser ministra das Mulheres do governo Lula

Integrante da equipe de transição para o 3º mandato do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, Cida Gonçalves está na lista de titulares de ministérios anunciada nesta manhã. Ela é nascida em Minas Gerais, mas está radicada em Mato Grosso do Sul há bastante tempo.

Lula anunciou que Cida Gonçalves vai assumir a pasta dedicada às mulheres.

Cida Gonçalves foi nomeada para a transição junto com a senadora Simone Tebet (MDB), também cotada para assumir um cargo importante na próxima administração, mas que ainda não teve qualquer indicação.

Moradora de Campo Grande, Aparecida Gonçalves foi escalada para cuidar da área de políticas públicas contra a violência de gênero na equipe de transição.

Ela é especialista em gênero e violência contra mulher e já ocupou o cargo de secretária nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres nos governos de Lula e Dilma Roussef (PT).

Cida trabalha como consultora em políticas públicas para o enfrentamento da violência doméstica e dá workshops a prefeituras e governos estaduais para atuação na área.

Também coordenou o processo de articulação e fundação da Central dos Movimentos Populares no Brasil. A militante sempre fez parte dos cargos de direção estadual em Mato Grosso do Sul.

Aparecida Gonçalves chegou a se candidatar pelo Partido dos Trabalhadores (PT) a deputada, em 1986, como a única mulher a disputar esse espaço. Nos anos de 1988 e 2000, também foi candidata pelo PT a vereadora em Mato Grosso do Sul.