O Corumbaense Futebol Clube está apto a participar do Arbitral do Campeonato Estadual da Série B que deve ser realizado até o final de julho e, posteriormente, da disputa da competição, prevista para o final de setembro.
A liberação foi possível após o clube ter feito na quinta-feira (21), o pagamento de multa no valor de R$ 4,4 mil imposta pelo TJD-MS (Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul) a uma instituição de caridade como pena convertida da punição ao Carijó da Avenida que abandonou o Campeonato da Série A em 2020.
Ao Diário Corumbaense, o vice-presidente e responsável pelo departamento de futebol do clube, João Luis Ribeiro, o “Kiko”, confirmou o interesse do time de Corumbá de retornar ao futebol profissional.
“Pagamos a multa e isso deixou o Corumbaense apto para a disputa da Série B deste ano. Agora vamos fazer um planejamento minucioso para ver a viabilidade, visto que pela grandeza do clube, não podemos entrar só para participar, mas para disputar o título e consequentemente acesso à Serie A”, informou Kiko.
Relembre
Alegando problemas financeiros, o Corumbaense Futebol Clube pediu afastamento da competição em 2020 após paralisação do campeonato por cerca de oito meses, devido a pandemia da Covid-19.
De acordo com regulamento, clubes que apresentam desistência durante a competição ficam impedidos de disputá-la por duas temporadas consecutivas. Entretanto, o Carijó da Avenida se valeu de carta de desistência amparado em deliberação da Secretaria Nacional de Esportes, que determinava a não punibilidade de equipes que desistissem em decorrência de problemas devido a pandemia.
Mesmo assim, a punição ocorreu para o Corumbaense e Maracaju, que também desistiu de participar da competição naquele ano.
Diferentemente do Corumbaense, o MAC optou por cumprir o afastamento de duas temporadas e voltar à disputa no ano que vem. A decisão foi informada pelo secretário de esportes do município, em rede social.
“Informo que o Maracaju vai cumprir a pena imposta pelo TJD em 2020 com término previsto para dezembro de 2022. O MAC não vai pagar nenhuma pena alternativa. Série B só em 2023 e olhe lá”, afirmou.
Agora, o Corumbaense corre contra o tempo para se organizar e avaliar condições para voltar a disputar o Campeonato Estadual de Mato Grosso do Sul. Também tem que resolver ações trabalhistas movidas contra o clube, que já levaram a sede do Carijó a leilão por duas vezes. Houve negociação e parcelamento dos valores e a venda do clube foi suspensa.
Com informações site Rádio Futebol na Canela.